As músicas que ninguém nunca escutou

Monday, November 27, 2006

Fear and Loathing in Las Vegas - 1998


Link Badongo

Se você não sabe quem é Hunter Thompson, sua vida ainda não está completa. Equivale a nunca ter comido uma coxinha da Edelweiss (haha, essa foi especial pro Maurício, que eu aposto de MORRE de saudades do Positivo da Ângelo), nunca ter parido, amado, plantado uma árvore ou escrito um livro. Sério: é grave. Mas a tata pode te ajudar.

Aqui você pode saber bastante mais sobre o assunto. Entretanto, como eu sou chata e você pode ser preguiçoso, vou explicar um pouquinho: Hunter Thompson é pai e mentor - sem querer - do Jornalismo Gonzo, uma variante da arte de cobrir eventos e entrevistar pessoas que, além de tratar do assunto propriamente dito, mescla em seu conteúdo as experiências pessoais do autor do texto. Ou seja: tudo aquilo que a UFPR ensinou que era feio. (Pra falar em português, Arthur Veríssimo, o intrépido Trip-repórter, é discípulo desse mestre e praticante de seus ensinamentos). Juntando a essa GLASNOST editorial a vida mucho loca do velho Hunter, empapada em muito álcool e muito mais ainda drogas ilícitas, seus textos são muito, mas MOITO entusiasmantes e encantadores, ricos e surreais como o período em que ele esteve mais ativo, que foram as décadas de 60 e 70. Sua morte (por suicídio) em 2004 resume o que foi o cara: ele solicitou à família que cremasse seu corpo e que as cinzas fossem lançadas aos céus num show pirotécnico - que acabou sendo comandado por Johnny Depp, que virou chapa do cara depois do filme que temos aqui. Chame alguém de louco depois dessa.

Gá. Vamo lá: o disco que aqui sirvo é a trilha sonora de "Medo e Delírio em Las Vegas", que me foi indicado pelo indispensável e irritante amigo Pedro, o homem que sempre acerta. Já assisti ao filme umas dez vezes e, sem sacanagem, ainda não entendi a história, de tanto que me rio enquanto o disquinho está a rodar. Além do roteiro inacreditável, protagonizado pela hipervitaminada dupla de dois excelentes pedaços Benicio Del Toro e Johnny Depp, a primorosa direção de Terry Gilliam eleva aos céus a já descomunal qualidade da história vivida por Raoul Duke (alter-ego do autor) e seu amigo advogado em Las Vegas e seus arredores. As viagens alucinógenas da dupla são tão fielmente reproduzidas em efeitos na película que eu recomendo que você tire as crianças da sala durante sua reprodução (hoho, não resisti). Enfim: se joga. Cento e vinte minutos de tudo aquilo que você gostaria de estar fazendo neste momento, ao invés de estar aí matando trabalho pra ler estas maltraçasdas linhas.

Agora sim: trilha sonora que fez a base para toda essa lisergia não poderia ser mais, MAIS, adequada. Certamente você já ouviu pelo menos metade das canções que compõem o disco, mas não tem noção de como elas realmente funcionam juntas. Uma sopa de cogumelos com Jefferson Airplane, Bob Dylan, Yardbirds, Tom Jones e, grand finale, Dead Kennedys com "Viva Las Vegas". Ouça a trilha, leia o livro, assista ao filme e compre Baton.

3 Comments:

  • testículo incrivÉl.

    IncrívÉl.

    pena que pelas bandas de cá, a probabilidade de eu conseguir ver esse filme seja mínima.

    (enquanto isso a gente ouve a trilha)

    :)

    By Blogger Karina, at 9:31 AM  

  • Eu mórro mas não digo que 'She's a Lady' me lembra Miss Congeniality (o 1, ainda por cima) porque é muita queimação de filme em blogs alheios. :P Mas como ouço 'Get Togheter' e ainda tá lá 'Mama Told Me Not To Come' e 'Expecting To Fly' no finalzinho, foi pra caixa de Baton Uva :)

    By Anonymous Anonymous, at 7:48 PM  

  • Excelente blog! Bom bagarai mermo.

    Espero que visitem meu cafofo um dia tamém.


    Grandabraço!

    By Anonymous Anonymous, at 12:07 PM  

Post a Comment

<< Home