As músicas que ninguém nunca escutou

Thursday, February 08, 2007

Underground - Mentiras de Guerra (1995)


Link Zshare

Quando eu era estudante de comunicação social achando que ia dominar o mundo com minha empáfia, alguma boa alma decidiu me dar uma mão nessa de me tornar uma pessoa pior e trouxe pra cá uma pequena amostra da "Mostra Internacional de Cinema de São Paulo". Meu metro e oitenta de curiosidade estética e senso crítico fez questão de comparecer a todas as exibições possíveis da mostra (como possíveis entenda-se aquelas que não aconteceram enquanto eu estava na UFPR, ou enquanto eu estava no Dromedário, ou enquanto eu estava dormindo). Sendo assim, devo ter visto um monte de filmes dos quais me recordo quase nada: só não me escapam da memória aquele drama hilário do anão que queria ser escritor e passava metade da vida sentado numa poltrona, com as perninhas cruzadas, chorando e bebericando conhaque, E "Underground - Mentiras de Guerra".

Underground não é um filme. É uma daquelas experiências sensoriais apenas comparáveis a um show do Kraftwerk, que te envolve por todos os sentidos. É profundo, envolvente, divertido, lírico e trágico. São duas horas e cinqüenta (que passam em cinco minutos, acredite) de surrealismo puro pra tratar de um tema que, em geral, dá caldo parecido: guerra. No enredo de Emir Kusturica, enquanto o pessoal está trancado no porão sem saber o que se passa na Iugoslávia natal do diretor, há espaço para animais, romance, comédia, loucura e música. Mas, assim, MÚSICA MESMO.

Eu piro desavergonhadamente com músicas que são muito mais barulhentas (no bom sentido) do que melódicas. Qualquer cítara, cravo, chocalho ou escaleta que deixe a canção mais enfeitadinha é razão pra meu deleite. Nesta trilha, o GENIOSO Goran Bregovic se lambuza desses instrumentos e nos oferta onze canções que vão do mais profundo drama à alegria desmedida. É absolutamente diferente de qualquer música que ouçamos aqui deste lado de cá do mundo - uma comparação pobre (e burra, porque tô falando sem conhecimento de causa) é chamar de "música cigana".

Eu chamo de música boa e é isso aí. Ouça a trilha e veja o filme, que ainda não saiu em DVD no Brasil. Ê, lerê.

6 Comments:

  • É música com raíz cigana, Carla, cê tá certa. A influência deles naquela parte de mundo é incrível. E é mesmo um trem maluco. Do Goran eu tenho o "Zlatna Truba" e um ao vivo, dele com a sua orquestra, em Belgrado. Ouço muito, sem parar, porque é bonito demais. São metais, tambores, palminhas... música alegre (se bem que às vezes triste) vinda de um povo que já comeu vários pãos amassados pelo Tinhoso. Me gusta. Demais. Essa trilha do filme do Emir Kusturica tava na fila, vou adiantar e baixar djá.

    'brigado - inclusive pelo The Real Tuesday Weld. =)

    beijo.

    By Anonymous Anonymous, at 6:20 PM  

  • Então, eu tô tentando posta lá no Nunca Escutou mas entra uma mensagem falando que os donos do blog tem que migrar a conta para o novo Blogger. Eu já fiz a minha.

    By Anonymous Anonymous, at 6:54 PM  

  • This comment has been removed by a blog administrator.

    By Anonymous Anonymous, at 6:54 PM  

  • Mas que grande mer... Não consegui fazer o login, mas o tal anônimo aí sou eu, o Barizon...

    By Anonymous Anonymous, at 6:55 PM  

  • falei bobagem a não mais poder. os discos que eu disse ter, tenho, mas são de outro artista da ex-iugoslávia (boban markovic) e não do goran. agora, desse último eu tenho o "underground" que baixei por aqui e o "ederlezi", que é feito basicamente das mesmas músicas.

    perdão pela empolgação e pela falta de correção. =)

    beijo!

    By Anonymous Anonymous, at 6:42 PM  

  • Hã, se eu disser que o post e a trilha me levaram a procurar o filme, vale?

    Comentário nada a ver: a película tem 58(!) reviews na Amazon e levou, na média, 4,5 estrelinhas de 5. Jisus, hein?

    By Anonymous Anonymous, at 6:48 PM  

Post a Comment

<< Home